News

Aplicativo Civil 3D para a Geração de Caminhamento de Perímetro e Quadros de Unidades Imobiliárias.

Publicado em 22 de outubro de 18, 18h14

RESUMO DE PROJETO

A Terracap é responsável pelo processo de regularização fundiária urbana e de gestão das terras públicas do Distrito Federal, sobretudo as ocupações situadas em terras irregulares pertencentes ao seu patrimônio e que precisam ser adicionadas às suas bases de dados.

Visando a melhoria e agilidade nos processos, a Terracap contratou a Pro-Systems, para desenvolver aplicativo para Autodesk AutoCAD Civil 3D, focando:

  • Simplificação da geração de Caminhamento de Perímetro e Quadros de Unidades Imobiliárias;
  • Agilização e automação das rotinas diárias de desenvolvimento de projetos;
  • Aumento da produtividade e confiabilidade do trabalho;
  • Elaboração automática da documentação associada.

 

DESAFIOS

1. Sistematizar diversas rotinas que eram elaboradas de forma manual acarretando atrasos e erros que geravam custos elevados, tanto operacionais quanto políticos.

2. Definir uma arquitetura de implementação focando a correção de problemas verificados no desenvolvimento de projetos de urbanismo, parcelamento urbanos e registro de parcelamento de autoria no DF, como:

  • Geração de Caminhamento de Perímetro e Quadros de Unidades Imobiliárias de forma automática, de acordo com a Norma em vigor no GDF;
  • Redução do tempo total de projeto, com ganho na utilização dos recursos humanos.

 

A SOLUÇÃO

A Pro-Systems elaborou um plano de implementação de aplicativo para o Autodesk AutoCAD Civil 3D contemplando as seguintes etapas:

1. Instalação e adaptação dos postos de trabalho dos colaboradores num fluxo de trabalho centralizado e único;

2. Treinamento básico e prático sobre a solução desenvolvida;

3. Desenvolvimento de templates de acordo com as Normas exigidas pelo Governo do Distrito Federal;

4. Desenvolvimento de rotinas automáticas e paramétricas, usando linguagem de programação Microsoft.NET, que permita “perceber” todas informações de lotes e dados adjacentes;

5. Acompanhamento da aplicação da solução nas tarefas diárias da Gerência de Projetos.

 

PRAZOS E BENEFÍCIOS DA SOLUÇÃO DESENVOLVIDA

A implementação e operacionalização da solução durou cerca de 3 meses.

Após a implantação da solução, houve uma melhoria da qualidade dos projetos e o tempo de execução para a Geração de Caminhamento de Perímetro e Quadros de Unidades Imobiliárias passou para cerca de 10% do tempo anteriormente despendido, gerando uma redução de custos ou seja, houve um impacto positivo nos serviços prestados ao CIDADÃO.

 

 

O FUTURO

Os resultados práticos da parceria da Terracap com a Pro-Systems, proporcionaram uma melhor aplicação dos recursos humanos disponíveis no desenvolvimento de atividades mais evoluídas, focadas para agilizar a implantação do BIM (Building Information Modelling) na Terracap.

 

Ficha do Cliente:

 

Por favor, aguarde...