News

O Impacto do BIM na Engenharia e no Fluxo de Trabalho da Construção Pesada

BIM é um processo integrado que permite aos profissionais explorar as características físicas e funcionais fundamentais de um projeto digitalmente e virtualmente antes de ser construído. Publicado em 28 de abril de 09, 09h03

Engenheiros civis e empreiteiros gerais enfrentam prazos apertados e orçamentos no limite, principalmente na economia desafiadora da atualidade. Para terminar uma estrada, serviços públicos ou a obra dentro do cronograma, atendendo ao orçamento e à especificação, precisam trabalhar com precisão, eficiência e, muitas vezes, continuamente, sem descanso.

Felizmente, combinando os pontos fortes da modelagem de processos de informações de construção (BIM), tanto nas fases de concepção  e construção e juntando com as melhores opções de entrega do projeto, engenheiros e empreiteiros podem automatizar grande parte do fluxo de trabalho do projeto da construção, melhorando drasticamente a produtividade e a precisão, completando os projetos de construção pesada mais rapidamente e de forma mais rentável.

 

 

Racionalização concepção à construção

BIM é um processo integrado que permite aos profissionais explorar as características físicas e funcionais fundamentais de um projeto digitalmente e virtualmente antes de ser construído. Ele usa informações consistentes coordenadas para projetar, visualizar, simular, analisar, e então documentar e entregar um projeto. Antes do BIM e sua adoção generalizada, engenheiros civis criaram projetos, desenhistas os converteram em documentos de papel 2D e técnicos, topógrafos e empreiteiros interpretaram estes documentos ou reconverteram a plantas digitais em 3D para produzir listas de cortes, preenchimentos, coordenadas, logística local e até mesmo de instruções de fabricação. Isto levou a um processo ineficiente e grandes responsabilidade, como está escrito em muitos estudos da indústria, custando até 15 a 20 por cento de um projeto, devido a um ou mais dos seguintes elementos: erros de projeto encontrados no campo e não no escritório, um extenso trabalho de redesenho através de pedidos de alteração ou a falta de compreensão da intenção do projetista pelos empreiteiros, fazendo com que os pedidos de informação esperassem dias ou semanas de retorno.

Como a modernização da infraestrutura acelera todo o processo, as empresas de construção estão tendo dificuldade em manter-se com as programações e orçamentos contratados, conforme a complexidade dos projetos de infraestrutura aumenta. Isso é acrescido com a procura de profissionais bastante qualificados, gerentes de projeto, topógrafos e operadores de equipamentos para manter esses projetos complexos na programação usando fluxos de trabalho destinados para projetos com muito menos de complexidade. Como resultado, muitos países em desenvolvimento enfrentam uma escassez de mão de obra, uma situação que é agravada pelo grande número de operadores experientes perto da aposentadoria e da falta de número suficiente de jovens trabalhadores qualificados para substituí-los. Ao olhar para formas de agilizar o fluxo de trabalho do projeto à construção com projeto baseado em modelo e um processo BIM, os projetos de infra estrutura podem ser concluídos com os trabalhadores de última geração, onde anteriormente foi realizada apenas por alguns profissionais experientes limitando assim o rendimento de construção. Esta mudança exige uma nova forma de trabalho que envolve um maior nível de colaboração, não apenas a coordenação entre os projetistas e empreiteiros no escritório, mas também no campo e por iniciar esta colaboração no início do processo de projeto.

 

Melhor planejamento de construção no escritório

Tradicionalmente, os dados de projeto criados pelos engenheiros civis tem sido um pouco isolado e fragmentado do resto da equipe do projeto. O que eles criam muitas vezes não chegam aos empreiteiros e nem foi a intenção de fazê-lo. Esperava-se dos empreiteiros criar seu próprio conjunto de informação separada do engenheiro e não havia nenhuma maneira fácil de preencher esta lacuna, que poderia permitir que as informações de projeto passasse para a fase de construção, muito menos resolvesse a forma jurídica pelo qual isso poderia acontecer. Além disso, a capacidade dos empreiteiros de anos, senão décadas, de conhecimento no processo de projeto de construção não era possível anteriormente já que muitos projetistas nunca souberam que o empreiteiro seria selecionado para fazer a construção. E mesmo que eles fizessem, não havia realmente nenhuma interface no processo de projeto, onde os empreiteiros poderiam entrar.

O BIM muda isso. O processo e seus colaboradores analítico/visuais da natureza de riscos de projetos, tornando os resultados muito mais previsível e com a redução de erros e margens crescentes. BIM produz modelos de construção baseados em componentes que permitem a construção virtual, sequenciamento e operação de infra-estrutura como parte da fase de planejamento e projeto. BIM ajuda a possibilitar a otimização de um projeto, para comparar e contrastar várias abordagens para projetos sustentáveis %u200B%u200Bcom custeio associado e ciclo de vida, e quando um conceito for aprovado, ele fornece a base para o sequenciamento de construção e operações de campo. Os benefícios de um processo BIM para os empreiteiros da construção pesada %u200B%u200Btrabalhar em colaboração com os projetistas incluem:

Comunicar a intenção do projeto durante o planejamento, zoneamento e reuniões de participação pública.

Explorar visualmente os projetos do engenheiro com eles com clareza e precisão antes da construção:

Integrar modelos 3D de todas as disciplinas para detecção/prevenção de conflitos e questões de construtibilidade antes de se construir no campo.

Detectar erros onde eles são menos onerosos para corrigir usando análise de construtibilidade.

 

Colaborar com as partes interessadas equipe de projeto estendida incluindo:

  • Subempreiteiros.
  • Concessionárias locais.
  • Proprietários.
  • Municípios.
  • Certificar-se da “troca” de modelos
  • Reduzir pedidos de informação e ordens de mudança.

 

Acelerar o processo de tomada de decisão por meio da visualização/análise de parâmetros de projeto para apoiar:

 

  • Estimativa da quantificação do corte/preenchimento de volumes
  • Projeto de impacto ambiental
  • Análise do custo da infraestrutura do ciclo de vida
  • Tempo/programação de construção pesada
  • Impacto de carbono
  • Os requisitos de manutenção (estradas, água, esgoto, drenagem)
  • Produção de desenhos e pré-fabricação de componentes de infraestrutura

Visualizar a logística de construção para analisar e otimizar o sequenciamento de construção e programação:

  • Fechamentos das pistas.
  • Interrupções do serviço público.
  • Sequenciamento do comércio (pontes, drenagem, esgotos).
  • Equipamentos e otimização de programação de materiais
  • Planejamento 4D (tempo) e 5D (custo)

O processo BIM e seus modelos de projeto se tornam a única verdade do projeto para os planejadores, engenheiros, empreiteiros, construtores e gerentes comerciais e operacionais. Ele permite a otimização do projeto em termos de função, tempo e custo, e por praticamente construir a infraestrutura, a coordenação é alcançada antes que o trabalho seja iniciado em um terreno. A seqüência de construção é simplificada.

 

 

Melhor Execução do Projeto de Construção no Campo

Uma das maneiras em que o projeto baseado em modelo e um processo BIM no escritório está tendo um grande impacto no campo e execução da construção é o controle das máquinas por GPS. Ela começou a revolucionar a indústria de construção pesada em muitas regiões do mundo e vai continuar a fazê-lo em outros países, tornando possível para os empreiteiros concluírem os projetos mais rapidamente, dentro do orçamento e com um grau muito maior de precisão. De fato, usando a tecnologia de controle das máquinas por GPS com nivelamento a laser e um modelo os empreiteiros podem corresponder às especificações de um engenheiro de projeto com precisão e ajudar a entregar:

Economia de tempo: As equipes de construção podem operar 24/7, sem ter que esperar por orientação, ordens e equipes avulsas .

Segurança: Ninguém está em risco, enquanto as máquinas estão operando, já que ninguém é obrigado a definir seu grau de participação.

Redução de custos: Engenheiros economizam tempo durante o processo de modelagem e empreiteiros economizar tempo no escritório e no campo.

Projeto verde: Operações mais eficientes resultam em menor utilização de materiais e resíduos, reduzindo os custos de combustível com resultados mais precisos.

Outros benefícios para os empreiteiros do campo que estão sendo realizados através de um processo BIM incluem:

Precisão: A partir do modelo de projeto para campo, as equipes podem reduzir significativamente a interpretação/interpolação de erros e retrabalho dispendioso.

Melhor gestão no canteiro de obras: O modelo único em tempo real e vistas específicas do usuário permitem melhores questões de projeto e documentação precisa em tempo real de tudo o que a equipe esta fazendo.

Sequenciamento da Construção: Os usuários são habilitados para o sequenciamento da construção, equipamentos e materiais e acompanhar o progresso de acordo com a logística e prazos estabelecidos no escritório com o uso da varredura laser atualizada para o como construido.

 

Da Coordenação a Colaboração e Construtibilidade

Como discutido anteriormente, o BIM oferece grande valor para os empreiteiros, ajudando-os a alcançar o sucesso por meio de modelagem de construtibilidade no escritório e usar essa informação no campo para conduzir o processo de construção física. Mas o valor não para por aí e pode ser estendido ainda mais, se desejar. Automatizando o fluxo de trabalho de projeto para a construção é um passo, mas se os projetistas não fazem ou não vão compartilhar os modelos com os empreiteiros, devido a razões de responsabilidade ou legal, o processo, muitas vezes, chega a um impasse. Especialistas do setor têm trabalhado em conjunto para desenvolver vários novos métodos de entrega do projeto onde o risco de responsabilidade, licenciamento e direitos de uso para a distribuição de dados digitais sejam em modelos BIM. O mais proeminente entre estas novas abordagens é o modelo de Entrega de Projeto Integrado (IPD).IPD é “uma abordagem de entrega do projeto que integra pessoas, sistemas, estruturas empresariais e práticas em um processo colaborativo que explora os talentos e ideias de todos os participantes para otimizar os resultados do projeto, aumentar o valor para o proprietário, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência através de todos fases de concepção, fabricação e construção.”

 

IPD decorre de desafios atuais enfrentados pela indústria de projeto e construção, a necessidade de uma visão mais holística e entendimento do projeto a partir de três perspectivas fundamentais: o projetista, o empreiteiro, e mais importante, o proprietário. Isto é, em parte, impulsionada pela história da indústria e experiências passadas, mas também por ninguém da disciplina realmente “conhecer” todos os meandros de um projeto e ter uma visão holística do projeto. Na verdade, muitos sentados à mesa não tem a perspectiva de que é necessário para a execução do projeto bem-sucedido em todas as disciplinas ou como suas decisões podem afetar outros. Eles só compreendem a partir de sua perspectiva única.

IPD é baseado na abordagem australiana para a entrega do projeto, o  project alliancing (PA). O PA foi criado para a entrega de projetos de infraestrutura de alto risco, onde os riscos eram imprevisíveis e melhor geridos coletivamente. Esta abordagem tem sido utilizada em mais de US$ 32B no valor da infraestrutura civil nos últimos 5 anos, US$ 8B só em 2009. A estrutura permite que os colaboradores do projeto se concentrem no problema de projeto, ao invés de prevenção de litígios, tendo a abordagem de questões de atenuação em primeiro lugar.

Usando modelos e um fluxo de trabalho BIM para facilitar a discussão sobre o projeto são complementos ideais para esta abordagem de entrega. BIM é uma tecnologia de processo, enquanto IPD e PA são processos comportamentais que permitem às equipes a proteção legal e estrutura para promover uma melhor colaboração e definir o cenário para um projeto mais eficiente e processo de construção em geral.

 

Conclusão

Com todos os últimos avanços em projeto, tecnologia de modelagem e construção de um fluxo de trabalho centrado em torno BIM, ele não é mais uma questão de saber se os engenheiros civis e empreiteiros vão adotar esta forma nova, mais eficiente e mais rentável de conclusão de projetos de construção pesada . É só uma questão de quando. No ambiente competitivo de hoje, agilizar o seu negócio e aumentar a eficiência é crucial. A adoção dessas tecnologias ainda é um poderoso diferencial competitivo. Adoção antecipada dessas novas tecnologias e processos também podem ajudar a garantir que a sua empresa não só irá permanecer atraente para jovens talentos que podem ajudar a sua empresa prosperar em um futuro distante, mas também pode ajudar a expandir a sua capacidade de entregar projetos mais complexos em tempo e no orçamento com melhor previsibilidade.

 

 

FONTE:

Texto de referência:Terry D. Bennett, LS LPF MRICS LEED ® AP, Autodesk

The Impact of BIM on the Engineering and Heavy Construction Workflow

Tradução e adaptação: arq. José Eduardo Rendeiro 

Por favor, aguarde...